tag:blogger.com,1999:blog-2704557389918550644.post6161547380428973835..comments2014-02-25T22:32:11.605-03:00Comments on Pedagogia - UERN 2009 à 2012: Teorias do curriculo: o que é isto?Pedagogia UERN 2009 à 2012http://www.blogger.com/profile/07624987002608005881noreply@blogger.comBlogger10125tag:blogger.com,1999:blog-2704557389918550644.post-81878464778856229802014-02-25T21:58:19.877-03:002014-02-25T21:58:19.877-03:00Este comentário foi removido pelo autor.Jéhttps://www.blogger.com/profile/13665869563974766943noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2704557389918550644.post-20999376492492732402010-10-18T09:53:46.112-03:002010-10-18T09:53:46.112-03:00O autor propõe discutir as teorias do currículo le...O autor propõe discutir as teorias do currículo levando em consideração sua existência social a partir de vários contextos. Para tanto, ele começa por discutir a noção de teoria e/ou discurso do currículo. Os quais são a ponte que correspondem com a realidade da qual refletem, quer distintamente, quer inseparavelmente. Nesse sentido, uma teoria do currículo tem como pano de fundo, ou intrínsecamente, uma realidade concreta chamada currículo. <br />Por esta razão o autor se debruça por fazer a distinção entre teoria e discurso do currículo. Nesse intento traz a lume o período quando o currículo aparece como objeto de estudo na história tendo como modelo de concepção a fábrica. O texto mostra que quando o currículo se concretiza, este assume uma concepção particular de currículo com base e representação de determinado segmento social. Desta forma, uma definição de currículo não corresponde definir o que o currículo é na íntegra, mas o que determinada teoria pensa do currículo. Nesse sentido, seria mais producente pensar o currículo nas diferentes teorias de currículo, de como ele é pensado e definido; de quais questões busca responder, ou qual conhecimento visa ensinar. Isto é, o quê e para quê ensinar determinado conteúdo. Desta forma, o tipo de homem e sociedade que se tem como ideal achará sua correspondência em uma determinada teoria de currículo.<br />O texto em pauta é muito bem produzido. Sua linguagem de fácil compreensão e seus temas geradores tornam a leitura agradável e muito reflexiva. Aquilo que o autor propõe discutir consegue realizar. Contudo, seria bem mais interessante se o texto fizesse algumas definições ou descrições mais claras de alguns termos nele existentes, tais como: teoria do currículo e discurso de currículo; pós-estruturalismo, etc. No mais, um excelente texto que muito contribuiu para o entendimento e aprendizado do que é currículo.Jerry Bezerranoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2704557389918550644.post-90515051249551415262010-10-06T11:53:32.432-03:002010-10-06T11:53:32.432-03:00No texto Teorias do currículo: O que é isto? Tomas...No texto Teorias do currículo: O que é isto? Tomas Tadeus discute de forma esclarecedora e sucinta as teorias educacionais que permeiam o ambiente escolar e consequentemente o currículo, se aprofundando nas teorias currículares tradicionais, críticas e pos-críticas. O autor nos proporciona uma reflexão sobre currículo e discurso e seus respectivos objetos.<br />O texto é bastante interessante e inspirador.Weslaynynoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2704557389918550644.post-55531012310215783762010-10-05T13:04:42.552-03:002010-10-05T13:04:42.552-03:00como diz no texto, "o curriculo seria um obje...como diz no texto, "o curriculo seria um objeto que precederia a teoria, a qual só entraria em cena para descobri-lo, explica-lo."<br />assim curriculo trata-se de uma questao de identidade e subjetividade.<br />o texto é recomendado e muito interessante.valdizia de souzahttp://pedagogiauern3.blogspot.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2704557389918550644.post-59803606011886484512010-10-05T10:59:03.943-03:002010-10-05T10:59:03.943-03:00O currículo é o momento da re-elaboração das vária...O currículo é o momento da re-elaboração das várias identidades presentes na escola. Na maioria das escolas é predominante o modelo tecnicista de Taylor, mas existe também o modelo humanista, onde se aprendia a retórica, etiqueta, gramática, o mesmo era destinado as classes dominantes, enquanto que o outro modelo mais rudimentar era destinado as classes populares. <br />A leitura do texto é bem clara e informativa como observa-se acima, no mapa textual feito pela nossa colega Cristiane.Ayllana A. Pintonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2704557389918550644.post-9115304611300889932010-10-04T15:41:34.469-03:002010-10-04T15:41:34.469-03:00O presente texto apresentado, deixa transparecer q...O presente texto apresentado, deixa transparecer que as teorias do Currículo,é uma questão de "identidade e de "subjetividade", aonde podemos destacar precisamente o estruturalismo e o pós-estruturalismo, naquilo que somos, e naquilo que nos tornamos, pondendo se constituir o conhecimento.Ana Kalinynoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2704557389918550644.post-69249456150597573402010-10-01T19:59:01.968-03:002010-10-01T19:59:01.968-03:00A leitura desse texto faz com que entendamos a par...A leitura desse texto faz com que entendamos a partir da definição de teoria e currículo, reconheçamos a nossa identidade, aquilo que somos e o que nos tornamos.<br />É um texto bem claro e pode ser facilmente compreendido.Rafaelle Fadjanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2704557389918550644.post-75286336256226979672010-09-29T16:51:00.123-03:002010-09-29T16:51:00.123-03:00Este é um texto bem reflexivo e informativo, pois ...Este é um texto bem reflexivo e informativo, pois trata de forma sucinta o que é "teoria" do currículo, e nos apresenta estas teorias tradicionais, criticas e pós-criticas de maneira simples, clara e direta. É um ótimo texto, e recomendo que seja lido por todos os que se interessam pela temática em questão.Otaciana Cavalcantehttps://www.blogger.com/profile/07891370105450755408noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2704557389918550644.post-43252577319859427302010-09-29T13:41:56.293-03:002010-09-29T13:41:56.293-03:00"O presente mapa textual nos leva a maior com..."O presente mapa textual nos leva a maior compreensão do texto em foco.Podemos compreender a partir disso que as teorias do Currículo tornam-se uma questão de "identidade","subjetivdade", ou seja, que o conhecimento que contrói o currículo também está ligado ao que somos, naquilo que nos tornamos e assim sendo, na construção da nossa própria identidade."Patrícia Andiaranoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2704557389918550644.post-13625509913188642912010-09-29T11:08:09.714-03:002010-09-29T11:08:09.714-03:00Este texto é bastante claro e direto,ficando Comp...Este texto é bastante claro e direto,ficando Compreendido que o currículo está diretamente relacionado a nós mesmos, como nos desenvolvemos e ao que nos tornamos,nossa identidade e envolvendo questões de poder, tanto nas relações professor/aluno, quanto em todas as relações que permeiam o cotidiano tanto da escola como fora dela.Paula Magna da Silvanoreply@blogger.com