SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG !

AQUI É UM ESPAÇO PARA TROCARMOS IDEIAS EDUCATIVAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS!!

Pesquisar este blog

Powered By Blogger

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Teorias do curriculo: o que é isto?

No presente texto, o autor Tomas Tadeu da Silva esclarece o que é teoria e discurso, a diferença entre ambos e a importancia do entendimento destes para poder se compreender o que é curriculo. Ele fala que a teoria representa e reflete a realidade, ou seja, ela descobre e descreve um objeto que tem uma existencia independente da mesma, ja o discurso produz o seu própio objeto e este é inseparavel da sua descrição.

Então ele opta por ultilizar no decorrer do texto o termo teoria do curriculo mas, a ''teoria'' no sentido de discurso, ou seja, que constroi e que por ele é construido, ele afirma que este em questão além de conhecimento é o que somos e o que nos tornamos, é nossa identidade e que e uma questão de poder, que nenhuma teoria é neutra é sempre intencional e estabelece uma hegemonia.

Palavras chaves: teoria, discurso e curriculo

Em suma o autor fala no texto que as teorias do curriculo é uma questão de poder de escolha, ele ressalta que os conhecimentos não são escolhidos por acaso tem um por que e principalmente para que.

O texto é bem esclarecedor sobre o assunto em quetão, mostra a visão tradicional, critica e pós-critica de forma simples e que nos faz refletir sobre os porquês de alguns conteúdos ao inves de outros e para que fim estes se destinam.


Att,.
Cristiana Bezerra de Freitas
Graduanda do curso de Pedagogia - UERN

10 comentários:

  1. Este texto é bastante claro e direto,ficando Compreendido que o currículo está diretamente relacionado a nós mesmos, como nos desenvolvemos e ao que nos tornamos,nossa identidade e envolvendo questões de poder, tanto nas relações professor/aluno, quanto em todas as relações que permeiam o cotidiano tanto da escola como fora dela.

    ResponderExcluir
  2. "O presente mapa textual nos leva a maior compreensão do texto em foco.Podemos compreender a partir disso que as teorias do Currículo tornam-se uma questão de "identidade","subjetivdade", ou seja, que o conhecimento que contrói o currículo também está ligado ao que somos, naquilo que nos tornamos e assim sendo, na construção da nossa própria identidade."

    ResponderExcluir
  3. Este é um texto bem reflexivo e informativo, pois trata de forma sucinta o que é "teoria" do currículo, e nos apresenta estas teorias tradicionais, criticas e pós-criticas de maneira simples, clara e direta. É um ótimo texto, e recomendo que seja lido por todos os que se interessam pela temática em questão.

    ResponderExcluir
  4. A leitura desse texto faz com que entendamos a partir da definição de teoria e currículo, reconheçamos a nossa identidade, aquilo que somos e o que nos tornamos.
    É um texto bem claro e pode ser facilmente compreendido.

    ResponderExcluir
  5. O presente texto apresentado, deixa transparecer que as teorias do Currículo,é uma questão de "identidade e de "subjetividade", aonde podemos destacar precisamente o estruturalismo e o pós-estruturalismo, naquilo que somos, e naquilo que nos tornamos, pondendo se constituir o conhecimento.

    ResponderExcluir
  6. O currículo é o momento da re-elaboração das várias identidades presentes na escola. Na maioria das escolas é predominante o modelo tecnicista de Taylor, mas existe também o modelo humanista, onde se aprendia a retórica, etiqueta, gramática, o mesmo era destinado as classes dominantes, enquanto que o outro modelo mais rudimentar era destinado as classes populares.
    A leitura do texto é bem clara e informativa como observa-se acima, no mapa textual feito pela nossa colega Cristiane.

    ResponderExcluir
  7. como diz no texto, "o curriculo seria um objeto que precederia a teoria, a qual só entraria em cena para descobri-lo, explica-lo."
    assim curriculo trata-se de uma questao de identidade e subjetividade.
    o texto é recomendado e muito interessante.

    ResponderExcluir
  8. No texto Teorias do currículo: O que é isto? Tomas Tadeus discute de forma esclarecedora e sucinta as teorias educacionais que permeiam o ambiente escolar e consequentemente o currículo, se aprofundando nas teorias currículares tradicionais, críticas e pos-críticas. O autor nos proporciona uma reflexão sobre currículo e discurso e seus respectivos objetos.
    O texto é bastante interessante e inspirador.

    ResponderExcluir
  9. O autor propõe discutir as teorias do currículo levando em consideração sua existência social a partir de vários contextos. Para tanto, ele começa por discutir a noção de teoria e/ou discurso do currículo. Os quais são a ponte que correspondem com a realidade da qual refletem, quer distintamente, quer inseparavelmente. Nesse sentido, uma teoria do currículo tem como pano de fundo, ou intrínsecamente, uma realidade concreta chamada currículo.
    Por esta razão o autor se debruça por fazer a distinção entre teoria e discurso do currículo. Nesse intento traz a lume o período quando o currículo aparece como objeto de estudo na história tendo como modelo de concepção a fábrica. O texto mostra que quando o currículo se concretiza, este assume uma concepção particular de currículo com base e representação de determinado segmento social. Desta forma, uma definição de currículo não corresponde definir o que o currículo é na íntegra, mas o que determinada teoria pensa do currículo. Nesse sentido, seria mais producente pensar o currículo nas diferentes teorias de currículo, de como ele é pensado e definido; de quais questões busca responder, ou qual conhecimento visa ensinar. Isto é, o quê e para quê ensinar determinado conteúdo. Desta forma, o tipo de homem e sociedade que se tem como ideal achará sua correspondência em uma determinada teoria de currículo.
    O texto em pauta é muito bem produzido. Sua linguagem de fácil compreensão e seus temas geradores tornam a leitura agradável e muito reflexiva. Aquilo que o autor propõe discutir consegue realizar. Contudo, seria bem mais interessante se o texto fizesse algumas definições ou descrições mais claras de alguns termos nele existentes, tais como: teoria do currículo e discurso de currículo; pós-estruturalismo, etc. No mais, um excelente texto que muito contribuiu para o entendimento e aprendizado do que é currículo.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir